quinta-feira, 27 de março de 2014

MIS - MUSEU DO SOM E DA IMAGEM


Foi ontem, dia 26/03/2014
A princípio eu queria só fazer um agrado ao meu parceiro de blog,
Eduardo Florence, mostrando fotos da platéia do MIS, quando da primeira exibição do filme "Hercule e a Princesa". Afinal, ter um trisavô como Hércules Florence que, entre outras coisas, inventou a fotografia , é motivo de orgulho. 


Adoro fotografia (dá pra notar, né?), mas nunca me aprofundei na história de Hércules Florence (Antoine Hercule Romuald Florence) como sertanista. 


Não assisti ao documentário, pela razão de sempre - onde arranjar táxi nesta cidade depois das dez horas da noite? Em todo caso sei que a diretora do documentário foi Denise Monson, direção de foto de Milton Lorenzetti, realização Imago Films, som patrocínio do FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas.

  Resolvi pesquisar e fiquei fascinada pela história desse homem, que nasceu em Nice, na França, em 1804, radicando-se depois em Campinas, onde constituiu família. Seu auto-retrato, já na velhice:


Participou, na juventude,  da Expedição Langdorff, deixando, além da narrativa dessa aventura, inúmeros desenhos da fauna e da flora do Brasil, de Sáo Paulo ao Amazonas. A internet tem farto material para quem se interesse. Infelizmente, tanto fotos como desenhos detêm direitos autorais e não posso arriscar. Encerro com o lindo Brasão de Armas dos Florence:

===========================================================

.

2 comentários:

  1. Adoro fotografia (dá pra notar, né?), mas nunca me aprofundei na história de Hércules Florence (Antoine Hercule Romuald Florence), aliás como quase todos os brasileiros, o que chega a ser um desaforo, pelo qual peço desculpas ao espírito daquele iluminado artista e
    inventor, que agora estaria completando 135 anos.

    ResponderExcluir
  2. Adoro fotografia (dá pra notar, né?), mas nunca me aprofundei na história de Hércules Florence (Antoine Hercule Romuald Florence), aliás como quase todos os brasileiros, o que chega a ser um desaforo, pelo qual peço desculpas ao espírito daquele iluminado artista e
    inventor, que agora estaria completando 135 anos.

    ResponderExcluir